LINTT
Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território
O Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT) é um dos Laboratórios Temáticos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Ele foi criado no ano de 2010 com o intuito de agregar pesquisas e promover o debate interdisciplinar sobre dois grandes temas de investigação – Tecnologia e Território – em seus diversos desdobramentos teórico-metodológicos.
No âmbito das pesquisas do LINTT, a tecnologia é entendida como um constructo social que está entrelaçada com as tramas da socialidade humana e suas práticas de vivência. O território, por sua vez, é concebido como um espaço constituído de modo significativo a partir de ações e práticas sociais, e que traz em sua definição as noções de reconhecimento e de pertencimento a um determinado lugar.
Nosso objetivo no LINTT, a partir de distintas pesquisas, tem sido buscar compreender como distintos coletivos humanos engendra(ra)m seus sistemas tecnológicos e suas territorialidades. A partir deste objetivo geral derivam outros mais específicos que tratam de temas como, por exemplo: a construção, significação e transformação de paisagens; a produção e afirmação de identidades sociais e culturais; a produção, transmissão e aprendizado de conhecimentos; as dinâmicas de transformação social e cultural.
A missão do Laboratório de Estudos Interdisicplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT) é produzir conhecimento sobre os temas Tecnologia e Território, evidenciando a sua importância para entender a relacionalidade dos coletivos humanos e do mundo material, ao longo do tempo. Estes temas fazem parte da agenda de pesquisa de diferentes disciplinas, dentre as quais, a Arqueologia que vem produzindo diferentes entendimentos sobre os mesmos a partir de diversas perspectivas teóricas, e considerando diferentes contextos socioculturais.