top of page

Vídeos

Simpósio virtual do LINTT

10 anos: uma década de produção científica e perspectivas futuras (2020)

Em 2020 o Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território completou uma década de produção científica e para comemorar esse marco realizamos um evento virtual que reuniu diversos pesquisadores que fazem parte da história do laboratório para falar sobre suas pesquisas e trajetórias. 

Ao clicar no vídeo aparece o tema das apresentações de cada dia.

Organização:

Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT/MAE-USP)

Apoio: 

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Apresentação no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica USP 2020

Beatriz Akemi Kotsubo

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP. Nesta edição de 2020, Beatriz apresentou os resultados do projeto de pesquisa "Imagens e narrativas de um povo indígena amazônico: estudo do acervo fotográfico e das narrativas orais dos Asurini do Xingu".

Palestra virtual sobre Etnoarqueologia, no canal Arqueologia Online

Prof.ª Dr.ª Fabíola Andréa Silva

Nesta palestra, Fabíola Andréa Silva trata da história do campo de pesquisa da Etnoarqueologia, aborda seus diferentes temas e escolas teóricas, conta sobre os trabalhos que desenvolveu e, por fim, aborda como teóricos vem pensando o futuro desse campo de pesquisa diante de um novo cenário teórico que vivemos no século XXI.

Entrevista com a Dr.ª Lorena Garcia, no canal PROARQ Audiovisual

 

Na entrevista com o PROARQ, Drª. Lorena Garcia fala sobre a sua pesquisa de pós-doutorado associada ao Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe, e sobre o seu projeto desenvolvido junto ao Laboratório de Paisagem e Sociedade - LAPSO, com povos indígenas de Sergipe e da Bahia, enfatizando a importância de pesquisas dialógicas para a produção de conhecimento e desconstrução de narrativas colonialistas por meio de uma postura arqueológica.

As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas

 

O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.

 

Parte 1 a 5:

Participantes: Beatriz Florenzano e Vagner Porto

Parte 2 a 5:

Participantes: Beatriz Florenzano, Fabíola Andrea Silva e Vagner Porto

Parte 3 a 5:

Participantes: Juliana Hora e Fábio Guaraldo

Parte 4 a 5:

Participantes: Maria Isabel Fleming, Meliam Gaspar e Igor Rodrigues

 

Parte 5 a 5:

Participantes: Juliana Freitas e Cristina Kormikiari

Organização:

Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT/MAE-USP) e

Instituto de Estudos avançados da USP (IEA).

Asurini

 

A expedição etnoarqueológica pelo Ipiaçava, em busca dos antigos assentamentos Asurini, durou 12 dias. Para os Asurini, esta experiência foi uma oportunidade de (re)ver uma parte da sua trajetória nestas terras do Xingu. Os dias em que passamos juntos na mata mobilizaram um profundo dialogo entre jovens e velhos, entre o passado e o presente Asurini.

 

Vídeo produzido por Fabíola Andréa Silva. Direção de Silvio Luiz Cordeiro e Fabíola Andréa Silva. Câmera por Francisco Forte Stuchi. Montagem e Música de Silvio Luiz Cordeiro. Fotografias de Eduardo Bespalez, Fabíola Andréa Silva, Francisco Forte Stuchi. Interprete Lucilene Arruda do Nascimento.

Fabíola Andréa Silva

Entrevista Comisariado

“Un trabajo de curaduría con los Kayapó-xicrins, que yo llamo curaduría compartida, también puede ser una curaduría colaborativa"

Link Site Comisariado

XOKLENG/LAKLÃNÕ

 

1ª Oficina de Audiovisual Lakãnõ/Xokleng na terra indígena em Ibirama - SC.
Curso realizado em outubro e novembro de 2014.

bottom of page