top of page

Projetos do LINTT

Projeto atual

ARQUEOLOGIA, ETNOARQUEOLOGIA E POPULAÇÕES TRADICIONAIS

2012-atual

Fabíola Andréa Silva

Este projeto abarca as minhas pesquisas e as de meus alunos. Trata-se de uma perspectiva que visa realizar uma chamada "arqueologia do presente" que, através do trabalho etnográfico e arqueológico procura entender os processos culturais de formação do registro arqueológico, bem como compreender o modo como as populações tradicionais se relacionam com o registro arqueológico no presente.

Projetos anteriores

TERRITÓRIO E MEMÓRIA DOS ASURINI DO XINGU. ARQUEOLOGIA COLABORATIVA NA T. I. KUATINEMU

2012-2014

Fabíola Andréa Silva

Seu objetivo geral é compreender a história de formação do território (Zedeño

1997), ou seja, o modo e as vicissitudes da ocupação Asurini na T.I. Koatinemo ao longo do tempo. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) localizar e georeferenciar os antigos e atuais locais de ocupação dos Asurini no igarapé Ipiaçava; 2) vistoriar algumas partes da T.I. que há muito anos não eram visitadas e que poderiam estar sendo invadidas por grileiros, madeireiros, posseiros, etc.; 3) documentar os relatos autobiográficos dos velhos sobre a sua experiência com o evento do contato e sobre as suas vivências nos diferentes lugares por eles ocupados no igarapé Ipiaçava; 4) fazer um levantamento do potencial arqueológico desta área do baixo-médio rio Xingu. Na formulação do projeto o território é concebido como um espaço construído, (re)conhecido e de pertencimento e que se constitui a partir de processos históricos e culturais de interação socioambiental. O território, portanto, apresenta uma história de vida com uma trajetória específica, resultante de atividades e interações socioculturais específicas de estabelecimento e manutenção territorial e de transformação da paisagem (Zedeño 1997 e 2008). O projeto tem como objetivo geral compreender o modo e as vicissitudes da ocupação Asurini na T.I. Koatinemo ao longo do tempo.

Apoio: FAPESP

TERRITÓRIO, LÍNGUA E MEMÓRIA DOS ASURINI DO XINGU. UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA HISTÓRICO-CULTURAL DESTE POVO INDÍGENA AMAZÔNICO NA T.I. KOATINEMO

2016-2018

Fabíola Andréa Silva

Este projeto de pesquisa visa dar continuidade ao estudo sobre a história de ocupação do território que compreende a T.I. Koatinemo, pelos Asurini do Xingu. Desde 2009, com a colaboração dos Asurini, temos localizado e investigado arqueologicamente os antigos assentamentos por eles ocupados, nesta Terra Indígena – particularmente ao longo dos igarapés Piranhaquara e Ipiaçava e nas áreas do entorno das aldeias Kwatinemu e Itaaka – e, ao mesmo tempo, identificado o potencial arqueológico desta área do baixo Xingu. Dando sequência a este trabalho pretendemos – a partir deste projeto – intensificar o survey arqueológico na área de entorno da aldeia Itaaka e ao longo do igarapé Lage – limite norte da T.I Koatinemo. A partir de uma abordagem interdisciplinar (arqueológica, antropológica e linguística) vamos aprofundar o entendimento da relação entre territorialidade, cultura material, memória e identidade entre os Asurini do Xingu a fim de compreender como as diferentes conjunturas históricas e os diferentes processos de interação dos Asurini do Xingu

com a sociedade envolvente – desde antes do seu contato oficial com a FUNAI em 1971 – influenciaram na sua trajetória histórico-cultural particular e situação atual. Além disso, através da identificação de sítios arqueológicos pretendemos contribuir com a construção de uma história indígena de longa duração nesta região do médio Xingu.

Apoio: FAPESP

TERRITÓRIO E HISTÓRIA DOS ASURINI DO XINGU: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E ETNOARQUEOLÓGICO SOBRE A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS ASURINI DO XINGU (SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS)

2009-2011

​Fabíola Andréa Silva

A pesquisa intitulada “Território e História dos Asurini do Xingu. Um estudo bibliográfico, documental, arqueológico e etnoarqueológico sobre a trajetória histórica dos Asurini do Xingu (século XIX aos dias atuais)”, foi idealizada com o objetivo de realizar um estudo bibliográfico, documental, etnoarqueológico e arqueológico sobre a trajetória histórica dos Asurini do Xingu a fim de compreender como esta população indígena amazônica vem (re)definindo seu modo de vida e identidade desde o seu encontro com os brancos e, ao mesmo tempo, como está atuando frente às forças do sistema econômico ocidental. 

Apoio: FAPESP

ARQUEOLOGIA, ETNOARQUEOLOGIA E HISTÓRIA INDÍGENA. UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE OCUPAÇÃO ÍNDIGENA EM TERRITÓRIOS DO MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: A TERRA INDÍGENA KAIABI E A ALDEIA LALIMA

2007-2009

​Fabíola Andréa Silva

A proposta deste projeto é a realização de um estudo arqueológico e etnoarqueológico sobre as trajetórias históricas e culturais das diferentes populações indígenas que ocuparam e ocupam os territórios onde hoje está a Aldeia Lalima/MS Nosso objetivo é tentar vislumbrar os processos de continuidades, mudanças e rupturas nas trajetórias destas populações, bem como a dialética entre passado e presente, para isso considerando as interpretações indígenas sobre este processo histórico e cultural. A partir deste projeto queremos contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a arqueologia e a história indígena no Mato Grosso do Sul e refletir sobre a prática arqueológica em território indígena.

Apoio: FAPESP

bottom of page